“Vagos, curiosos tomos de ciências ancestrais” ou Se o Google Books não faz…

Caros leitores e colegas,

Após este longo período de férias, o blogue linguisticamente volta à ativa  com algumas novidades.

Nos próximos meses, o blogue será enriquecido com alguns materiais que, penso, serão do agrado de muitos dos linguistas que nos acompanham. Dentre as novidades destacam-se:

algumas edições em fac-símile de livros raros e completamente esgotados; traduções de artigos ainda inéditos em língua portuguesa; registros raros das vozes de alguns dos maiores poetas brasileiros e portugueses e vídeos exclusivos, como um documentário com Roman Jakobson.

Brevemente publicarei também dois textos sobre experiências que tive em Macau ao participar do III SIMELP no final do mês de agosto passado.

O post de hoje traz com exclusividade o e-book com a edição fac-símile de A língua portuguesa no Brasil escrito pelo patrono da cadeira 32 da Academia Brasileira de Filologia, o pernambucano Solidônio Atico Leite. Esta obra raríssima foi publicada pela primeira e única vez em 1922 no Rio de Janeiro pela editora J. Leite & Cia. Esperamos que seja de alguma utilidade para os filólogos, lingüistas históricos e demais interessados que nos acompanham. É a nossa forma de contribuir com a preservação da memória da lingüística brasileira e prestar uma homenagem a todos os que nos precederam e sem os quais dificilmente aqui estaríamos.

OS: O livro encontra-se obviamente em ortografia antiga. Servirá seguramente para que alguns relativizem as coisas e se apercebam que, afinal, o novo acordo ortográfico não mudou tanta coisa assim.

Para baixar o livro, basta clicar aqui.

Bem hajam.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: